PORQUE ENTENDEMOS QUE NOS BLOG'S DEVE HAVER UMA MAIOR SERIEDADE E TRANSPARÊNCIA, DECIDIMOS SÓ ACEITAR COMENTÁRIOS DE UTILIZADORES REGISTADOS

PS Nacional PS Federação de Évora PS Borba - Autárquicas JS Borba

terça-feira, 1 de junho de 2010

AS QUEIJARIAS DO CONCELHO E AS MENTIRAS DO PCP

Como é do conhecimento da população de Santiago de Rio de Moinhos, a construção da ETAR é uma preocupação do PS desde 2002, quando ganhou as eleições autárquicas, porque a existente nunca funcionou e a CDU nunca se preocupou com isso.
Desde 2002 que se têm procurado encontrar as melhores soluções para construir a ETAR e permitir aos queijeiros resolver o problema dos resíduos das queijarias cujo tratamento é, e sempre foi, da sua responsabilidade.
Sabemos que a Câmara Municipal de Borba, quando foi governada pela CDU, permitiu ampliar e remodelar as queijarias junto das habitações de cada queijeiro, não encontrando solução para o seu agrupamento, situação que tornaria mais fácil o tratamento dos efluentes e construído a respectiva ETAR.
Sabemos que a empresa Águas do Centro Alentejo, S.A. e a Câmara Municipal de Borba já fizeram vários projectos e têm várias soluções, claro que todas elas obrigam a que os queijeiros contribuam para tratar os seus efluentes. O pagamento do tratamento dos efluentes das queijarias têm que ser da responsabilidade de cada um. Não pode ser toda a população do concelho a pagar o tratamento dos seus efluentes.
Vamos à verdade dos factos:
- Solução de construção de ETAR com tratamento dos efluentes das queijarias e população (equivalente a 30.000 habitantes), que custaria 4.000.000 de euros, e com custos resultantes do seu funcionamento diário muito elevados;
- Solução de construção de ETAR só para os efluentes correspondente aos habitantes de Santiago de Rio de Moinhos e Barro Branco, sem tratamento de efluentes de queijarias, que custaria 1.950.000 euros.

Será que a CDU quer que seja toda a população do concelho a pagar 2.050.000 euros resultantes do tratamento dos efluentes das queijarias?
Será que a CDU quer que seja a população de Santiago de Rio de Moinhos a pagar 2.050.000 euros resultantes do tratamento dos efluentes das queijarias?
Que fique claro que o tratamento dos efluentes das queijarias, tal como de qualquer outra empresa metalomecânica, transformação de mármores, pedreiras, etc…, são da responsabilidade dos empresários e os queijeiros não têm que ter nenhum tratamento privilegiado em relação aos outros. Todos os empresários têm que ser tratados da mesma maneira. O tempo do tratamento desigual e dos benefícios para os amigos era do tempo em que a CDU estava no Poder.
Sabemos que a empresa Águas do Centro Alentejo, S.A. e a Câmara Municipal de Borba reuniram com o Ministério do Ambiente e com o Ministério da Agricultura, e foi apresentada uma proposta aos queijeiros, tendo estes decidido que não pretendiam lançar nos colectores públicos o soro dos queijos, mas apenas as águas de lavagens, tendo ficado a empresa Águas do Centro Alentejo, S.A. de apresentar nova proposta aos queijeiros.
A CDU quer fazer política baixa, mentindo descaradamente, porque:
- a Câmara Municipal de Borba sempre têm procurado encontrar a melhor solução para a construção da ETAR e tratamento dos efluentes das queijarias;
- a Câmara Municipal de Borba sempre têm feito continuamente, não só a Feira do Queijo como promovido os produtos do concelho em Portugal e no estrangeiro, onde os queijos de Santiago de Rio de Moinhos têm estado sempre incluídos;
A Comissão Política do PS de Borba defende que a Câmara Municipal de Borba deve continuar a apoiar a actividade das queijarias em Santiago de Rio de Moinhos, mas têm que ser os queijeiros a assumir o tratamento dos resíduos e não a população.
A Comissão Política do PS de Borba lamenta o facto de, no comunicado relacionado com as queijarias, se apele à manifestação de dia 29 de Maio, em Lisboa. Isto só prova que o comunicado tem outros objectivos políticos que não o da resolução dos problemas das queijarias.

Borba, 27 de Maio de 2010
Comissão Concelhia do PS
.

Sem comentários: